15 / 08 / 2023 - 17h39
Apagão foi evento extremamente raro, diz ministro de Minas e Energia
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, afirmou nesta terça-feira (15), durante entrevista coletiva, que o apagão de mais cedo "não tem nada a ver com a segurança energética do Brasil".
 
O apagão, cuja causa ainda não foi explicada pelas autoridades, atingiu pela manhã 25 estados e o Distrito Federal. Só Roraima, por não estar ligado ao sistema nacional, não foi afetado. "O ocorrido de hoje não tem nada a ver, absolutamente nada a ver com o suprimento energético e a segurança energética do Brasil. Nós vivemos um momento de abundância dos nossos reservatórios", afirmou o ministro.
 
Ele disse ainda que "exatamente às 14h49 tivemos 100% do sistema restabelecido". Mas, devido a ajustes pontuais, nem todos os consumidores recuperaram o acesso à energia elétrica. O ministro afirmou que a previsão é de que até o fim da tarde 100% dos consumidores tenham o serviço recuperado.
 
Silveira disse ainda que o caso desta terça é "extremamente raro" de acontecer.
 
"O que aconteceu hoje é extremamente raro que aconteça, porque nós temos um sistema redundante. Para acontecer um eventos dessa magnitude, nós temos que ter tido dois eventos concomitantes, em linhas de transmissão de alta capacidade. Ou seja, é extremamente raro que aconteça o que aconteceu no episódio de hoje", argumentou.
 


15 / 08 / 2023 - 17h39
Publicidade